O Parque da Gruta é um dos recantos mais acolhedores da região. A 2 Km do centro, grande parte da área é de mata nativa. Foram encontrados vestígios de indígenas nos arredores da gruta, o que leva a acreditar afirmar que ela tenha sido habitada por índios.
Com uma extensão de 17,4 hectares, o local é um belo Parque Ecológico de lazer e recanto natural, com banheiros, play-ground, trilhas ecológicas, restaurante, lancheria e barquinhos de pedal em um dos lagos. No Parque da Gruta os turistas têm a opção de conhecer dois lagos artificiais, cascata, grande parte da área é mata nativa (Cinturão Verde).
1° RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE SANTA CRUZ DO SUL: PARQUE DA GRUTA A 25/02/1907 foram iniciadas as obras, que lembram a arquitetura dos mausoléus, sob a orientação do engenheiro Heimberto Pohlmann. Em maio de 1908 foram realizadas as primeiras ligações de água potável da cidade.
2° RESERVATÓRlO DE ÁGUA DE SANTA CRUZ DO SUL: Em 1922/1923 o intendente Gaspar Bartholomay mandou construir um segundo reservatório no mesmo local.
3° RESERVATÓRlO DE ÁGUA DE SANTA CRUZ DO SUL: Em 1925/1926, o intendente Felipe Jacob autorizou a construção e também foi o responsável pela abertura dos poços artesianos na cidade.